Lino

O sobrenome Lino vem da palavra em latim linum ou do grego linus, que significa “linho”, por vezes ganha o sentido de "puro e límpido como o linho". Segundo a mitologia, Lino era o filho do deus Apolo e da musa Urânia e ele teria inventado o ritmo e a melodia. Em outras versões, Lino era filho do adivinho Anfiarau e da musa Terpsícore, Lino foi um dos mestres de Hércules e ficou encarregado de ensinar-lhe música, em uma de suas aulas Lino criticou Hércules, que nervoso atirou sua lira na cabeça de seu mestre e o matou. O nome Lino era muito comum entre os gregos e os romanos, tanto que o segundo papa se chamava Lino, o Papa Lino foi o segundo Bispo de Roma e sucedeu São Pedro, em vida ele operou muitos milagres como a cura da filha do cônsul Saturnino, porém foi o próprio Saturnino que ordenou sua decapitação, São Lino é um santo da Igreja e seu dia é comemorado em 23 de setembro.
O sobrenome pode ter surgido em referência a São Lino, os nascidos no dia do santo ou os devotos dele assumiam esse cognome, alguns acreditam que o sobrenome também pode ter surgido nos diminutivos de outros nomes ou sobrenomes, como Ângelo-Angelino.
Ao lado, o brasão da família Lino da Itália, com um campo vermelho e dois leões de ouro. A família Lino surgiu no Norte da Itália, é possível que Lino tenha sido usado pela primeira vez como sobrenome de uma família na Lombardia, entre o séculos XIV e XV.
Na Espanha também há uma família Lino, e além da origem religiosa do nome, se crê que o sobrenome Lino na Espanha possa ser ocupacional, em referência a profissão de fiandeiro ou tecelão de linho, da Espanha o sobrenome chegou a Portugal. Ao lado o brasão da família Lino da Espanha, com um campo vermelho e um campanário de ouro coberto de negro e um lambel de prata em chefe.


Meu avô, Augusto de Souza Lino, filho de Manuel Cândido Furquim de Souza e Anna Lina de Souza










Casamento de Manoel de Souza Lino e Maria José de Souza, realizado em 25 de setembro de 1948 em frente a casa de Rosa Simões (Tia Rosinha) em Cachoeira de Minas MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário