Gerações


Ascendentes e descendentes de  João de Rezende Costa
Nascido em Ilha de Santa Maria  -  Arquipélado dos Açôres - PT e
Radicado em Lagoa Dourada  -  MG  -  Brasil



João de Rezende Costa nasceu em 1699, na Ilha de Santa Maria, no Arquipélago de Açores em Portugal, faleceu em 08/05/1858, Prados, MG. Mudou-se para o Brasil, por volta de 1720, sequioso pelo enriquecimento rápido proporcionado pelo ouro das famosas Minas gerais, onde acabou por adquirir uma vasta propriedade rural na região, no município de Lagoa Dourada, a qual deu o nome de Engenho Velho de Cataguases ou Cataguás.


Ascendentes e descendentes de  Helena Maria de Jesus
Nascida em Ilha de Faial  -  Arquipélado dos Açôres - PT e
Radicado em Lagoa Dourada  -  MG  -  Brasil


Helena Maria de Jesus- 3ª Ilhoa, terceira filha de Manuel Gonçalves Correia e de Maria Nunes, nasceu em 15/01/1710, em Nossa senhora das Angústias, na Ilha de Faial, Arquipélago dos Açores, em Portugal, faleceu em 29/03/1772, Prados, MG, sendo ela uma das célebres Três Ilhoas (3 Ilhoas), que deram origem a vários troncos de antigas, tradicionais e importantes famílias.

Casaram-se em 03/10/1726, na Matriz de Nossa Senhora de Conceição de Prados, hoje município de Lagoa Dourada, Comarca do Rio das Mortes, e deixaram 15 filhos, 2(dois) falecidos ainda criança, 2 (dois) padres, e 1(um) não teve descendência. O casamento foi celebrado pelo Vigário Pe. Joseph Pacheco Pereira de Vasconcelos que foi responsável pela paroquia Nossa Senhora da Conceição de Prados entre 1726 a 1729. As testemunhas do casamento foram Capitão Mor Manoel Gonçalves Vianna, Miguel da Costa Pereira, Maria da Assunção e Julia Maria da Caridade moradores da freguesia de Prados. Helena Maria de Jesus nasceu em 15/01/1710 na freguesia de Nossa Senhora das Angustias, Ilha de Faial, Açores e foi batizada em 19/01/1710. Faleceu em 29/03/1772, Prados-MG. 


Apesar de outros Rezsendes virem antes para o Brasil, os historiadores consideram que o berço da família no país é o atual município de Lagoa Dourada, em Minas Gerais. Na verdade, ela surgiu no Engenho Velho de Cataguás, que fica no município. Foi nele que se estabeleceu, na segunda década do século XVIII, João de Rezende Costa e sua mulher, Helena Maria. Os dois haviam chegado dos Açores. A partir do casal, a descendência se espalhou e hoje encontra-se em todos os cantos do Brasil.

Tornaram-se um dos mais importantes grupos mineiros, abastados proprietários rurais da “aristocracia cafeeira”, e atuantes na história política e social do País, os quais são considerados o berço da família Resende no Brasil e que daí se espalharam os vários ramos pela Região Sudeste e pelo Brasil e ate exterior. Ambos foram sepultados dentro da Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Prados-MG, Brasil.

Filhos de João de Rezende Costa e Helena Maria de Jesus (somente 10 filhos tiveram descendência):

1 Padre João de Rezende Costa (sem descendência)
2 Maria Helena de Jesus
3 Capitão José Rezende da Costa (o Inconfidente)
4 Capitão Antônio Nunes Rezende
5 Tenente Julião da Costa Rezende
6 Ana Maria de São Joaquim
7 Alferes Manoel da Costa Rezende
8 Padre Gabriel da Costa Rezende (sem descendência)
9 Helena Maria de Jesus
10 Teresa Maria de Jesus
11 Josepha Maria de Jesus
12 Júlio (faleceu criança, sem descendência)
13 Gonçalo (faleceu criança- (sem descendência)
14 Alferes Joaquim José de Rezende (sem descendência)
15 Ana Joaquina de Rezende

Alferes Manoel da Costa Rezende foi batizado em 09/04/1736, na Matriz de Prados. Casou-se em Prados em 02/02/1760 com Ana Felipa Ferreira, (Prados, 02/02/1739 - 20/07/1828). Ela, filha de Manuel Carvalho Duarte e de Bárbara Ferreira Brandão (natural da Freguesia de São Gonçalo do Rio de Janeiro).

Filhos do casal: 

Maria (Citada no livro Volume 1 _ Antepassados do Autor Roberto de Andrade Pinto, pág 335) 
Ana Ferreira Rezende 
João Ferreira Rezende 
José da Costa Rezende 
Maria Ferreira de Rezende 
Manoel da Costa Rezende 
Ignácio da Costa Rezende.

Nenhum comentário:

Postar um comentário